The blog
Artigo

SXSW #3 – Inteligência Artificial (AI): Seremos substituídos por robôs?
Por Marcella Mosquini,

Fiquei surpresa ao ter acesso a informações como essa durante o SXSW: A Amazon “emprega” hoje quase 50 mil robôs. E eles não estão somente nos armazéns. Hoje são figuras presentes também na área de logística, principalmente nas entregas feitas por drones automatizados.

Hoje é possível imaginar que com o uso da inteligência artificial poderemos criar um “super empregado”, capaz de isolar suas emoções para executar tarefas da melhor forma possível.

Aliás, esse é o principal ponto a ser colocado e defendido em relação ao uso de AI em procedimentos médicos e cirúrgicos. Imaginem que, através de AI, podemos ter a junção de conhecimento de especialistas dos 4 cantos do mundo para uma única cirurgia.

Incrível!

Não precisamos ter profissionais renomados fisicamente presentes para esses tipos de procedimento. Podemos armazenar todo conhecimento disponíveis sobre o assunto em um robô, por exemplo.

Quando perguntado sobre o nosso futuro com o uso de AI, um palestrante foi muito categórico em sua resposta: “Seremos muito mais inteligentes e eficazes em nossas tarefas. Alguém duvida de como o Google e o uso do email nos ajudaram a sermos muito melhores na nossa rotina profissional? AI é a próxima realidade que teremos que encarar, e não teremos como fugir”.

Ou seja, não temos que pensar em desemprego mediante a utilização de AI em robôs e máquinas. Temos que entender como será o novo escopo de trabalho de todos com a facilitação que a inteligência artificial trará.

Toda empresa terá que usar AI, assim como teve que a evoluir com o uso do computador, email e etc.

A questão, nesse ponto, ainda é a velocidade do uso dessa tecnologia no mundo inteiro. Como ainda não temos um número expressivo de profissionais na área por se tratar de algo muito novo, se compararmos com a quantidade de empresas que poderiam já trabalhar com AI, pode-se dizer que a evolução está “lenta”.

Mas os carros autônomos estão aí e os próximos passos estão sendo dados por quem quer largar na frente e despontar com o uso de AI em seus negócios. O uso de AI em frotas comerciais também está sendo implementado.

A corrida do uso de AI pelas empresas está aberta. Vamos acompanhar para ver quais nos surpreenderão.