The blog
Artigo

O que é SEO?
Entenda o que é e por que investir numa consultoria de SEO

Vamos imaginar o seguinte cenário: você tem um casamento para ir no fim de semana e precisa alugar sua roupa para fazer bonito. No entanto, você não faz ideia de como se vestir para um casamento. O que você faz? Muito provavelmente, você faz uma busca no Google ou em outro mecanismo de busca.

Não é só você quem faz isso. Segundo estimativas do Search Engine Journal, relevante publicação sobre mecanismos de busca, o Google responde a mais de 2 trilhões de buscas por ano.

Certamente é muito interessante colocar sua empresa na frente de uma parcela dessas buscas, certo? Existem duas maneiras de aparecer no Google.

Uma é através de anúncios. Você escolhe quais palavras deseja aparecer, coloca uma verba, decide seu lance máximo para cada palavra e pronto. Seu anúncio pode aparecer. (Na verdade não é tão simples assim, mas a ESV Digital pode ajudar. Acesse nossa página de mídia e confira!)

A outra maneira é através da busca orgânica do Google. No entanto, a competição aqui é um pouco mais difícil. Por exemplo, a busca “roupas para casamento”, do exemplo acima, responde quase 800.000 resultados diferentes. Como fazer com que sua página apareça na primeira página ou, ainda melhor, na primeira posição?

É aqui onde entra o SEO. Mas o que é SEO, afinal?

O que é SEO? Como funciona?

SEO é uma sigla em inglês que significa search engine optimization, otimização para mecanismos de busca. Ela significa um conjunto de técnicas e boas práticas que você pode aplicar ao seu site para que ele tenha um ranking melhor no Google e nos outros mecanismos de busca.

Para entender melhor essas técnicas, é preciso entender como funciona o Google.

Quando você faz uma busca nesse mecanismo de pesquisas, você não está buscando na internet, você está buscando no índice de páginas do Google. O Google, através de um software chamado crawler, navega entre páginas, identificando-as e classificando seu conteúdo.

Por isso, para fazer uma boa otimização SEO do seu site, você precisa basear seus esforços em três pilares: tecnologia, conteúdo e relevância.

A tecnologia é o primeiro ponto onde é necessário focar. Afinal, o software do Google precisa conseguir acessar e ler o conteúdo do seu site. De nada adianta investir em um bom conteúdo e em aumentar a relevância do seu site se ele tem erros como links internos quebrados ou páginas sem conteúdo, para citar alguns exemplos.

O conteúdo é outro ponto fundamental. O mecanismo de busca do Google nada mais é do que uma ferramenta que liga dúvidas e desejos a suas respostas. E para respondê-los, é necessário que você produza conteúdo para fazer isso. Sua loja física pode até vender acessórios para pesca, por exemplo, mas é preciso demonstrar isso também na sua página da internet.

Por último mas não menos importante, está a relevância. O software do Google encontra sites novos através de links entre sites e usa o número desses links de diferentes sites como um critério forte de classificação. Por isso é importante fazer um bom trabalho de relacionamento com outros sites, para que sites do seu mercado ofereçam links para o seu site e o Google entenda seu site como referência.

Por que contratar uma consultoria de SEO?

Como você leu acima, SEO demanda bastante trabalho nas coisas certas para trazer benefícios para o seu site. Você precisa acertar a parte técnica, produzir um bom conteúdo, criar relacionamentos com outros sites para melhorar suas posições numa lista de palavras, que você deve pesquisar.

Obviamente, você pode fazer tudo isso sozinho. Mas com uma consultoria, você conta com pessoas especializadas em SEO que podem ensinar como cortar caminho e focar nas coisas certas, adicionando eficiência ao seu projeto.

A ESV Digital conta com uma equipe de SEO e está preparada para ajudar a sua empresa a aparecer nas buscas orgânicas do Google e de outros mecanismos de busca. Entre em contato conosco e marque uma conversa!