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Futuro do marketing é customização em alta escala
Entenda por que marketing trata o indivíduo como único

Com o peso cada vez maior do marketing digital nos investimentos e receita das empresas, fica impossível ignorar a necessidade de se investir em divulgação na web. Mas muitos empreendedores ainda não encontraram a maneira ideal de fazer isso. A internet permite usar o Big Data para traçar campanhas inteligentes.

Na web, atinge-se um público bem maior do que antes e, ainda assim, é necessário tratar os indivíduos de forma única. O futuro do marketing digital é a customização em massa. Isso permite ser assertivo na comunicação e atender melhor necessidades específicas. Assim, devem-se usar os canais certos para atingir as pessoas certas de acordo com o serviço ou produto oferecido.

É necessário entender e valorizar corretamente a importância de cada canal (e-mail marketing, SEO, displays, adwords, redes sociais, etc.) no processo de venda de um produto ou serviço. Isso facilita a programação dos investimentos. Para ter um plano de mídias digitais eficiente, é preciso ter uma coleta de dados eficiente.

Entre os canais do marketing digital, o SEO e o próprio domínio são os de maior ROI (retorno sobre o investimento). O primeiro, se bem feito, garante uma boa qualificação entre os buscadores, o que é ótimo para a performance. Mas até para receber o tráfego gerado com isso, criar um bom website também é essencial e tem um custo relativamente baixo. Não adianta usar um endereço difícil: ele deve ser fácil de ser lembrado. Um bom exemplo é a Procter & Gamble, que simplificou a sua marca e domínio para PG.

As redes sociais, por outro lado, trabalham mais com a reputação. É a partir delas que muitos usuários encontram esta ou aquela marca, mesmo que façam isso por meio de outros canais, como buscadores, displays ou links diretos. A interação entre as pessoas no ambiente virtual ocorre por meio das mídias sociais. É onde se comenta e dissemina uma boa – ou má – reputação. Friso a importância de analisar toda a jornada dos usuários nos canais digitais, e não só a última etapa, a da compra.

Para o empreendedor iniciante, aparecer na internet e investir em marketing digital é fundamental e, para tanto, é necessário ter planejamento e conhecer bem as novas técnicas. Pode parecer ameaçador para quem está começando, mas as possibilidades são imensas, basta comparar quantas pessoas passam na frente de uma loja por mês e quantas podem acessar o site da mesma loja em um único dia.

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