The blog
Artigo

Como explicar agencia digital para seu chefe?
Melhore argumentos para convencer o seu chefe

Em grandes corporações, indústrias ou redes de lojas, é comum que os departamentos de gestão, produção e marketing fiquem distantes uns dos outros, embora operem de forma interdependente ao longo do cotidiano. Não à toa, alguns profissionais do marketing precisam entrar em elevadores para falar com a diretoria quando necessitam de aprovação do chefe para investir em novas estratégias.

E se o novo objetivo tático é impulsionar um produto, serviço ou mesmo o nome da empresa na internet, é chegada a hora de explicar a verdadeira definição e função de uma agência digital para o chefe. Mas, afinal, como fazer isso?

Comece expondo as vantagens de uma parceria digital

A menos que o seu chefe esteja completamente alheio à internet e tecnologia, ele provavelmente já ouviu falar sobre marketing digital. Portanto, a tarefa de explicar o trabalho de uma agência do gênero não é tão árdua assim, se você souber expor os principais pontos positivos de uma parceria terceirizada, em uma conversa simples e clara.

Uma saída interessante para garantir a plena compreensão do seu chefe é apresentar cases de sucesso com marketing digital. Ao ver resumos de histórias surpreendentes, nas quais um negócio alcançou excelentes taxas de retorno com estratégias digitais, seu chefe já entenderá de imediato a principal função de uma agência desse segmento e poderá visualizar mentalmente os possíveis resultados do investimento que você pretende propor.

Durante a discussão dos cases esteja atento à personalidade de análise do seu chefe: se ele for pragmático, é aconselhável apresentar também estatísticas e infográficos com dados sobre o número de empresas que já investem em marketing digital; a média percentual de retorno; indicadores sociais de potenciais clientes, entre outras informações concretas. Assim, você impede que a interpretação do seu chefe sobre o tema fique com “pontos sem nó”.

Arremate a explicação falando sobre a rotina prática de uma agência digital

Você já narrou sobre os cases, apresentou dados concretos e discutiu acerca das taxas de retorno? Então, é hora de falar sobre a execução do marketing digital, de modo que o seu chefe possa conhecer a dinâmica geral de uma agência da área.

Neste tópico, esclareça sobre as reuniões periódicas entre a equipe de marketing e os consultores digitais; o processo de criação de briefings e escopos, o acompanhamento dos projetos desde o planejamento até o lançamento na rede; feedbacks e mensuração de resultados. Cada uma dessas informações é importante para que o seu chefe compreenda como a verba de marketing digital será aplicada na prática e como o contratante participa de cada etapa das estratégias.

Enfim, se ficar alguma dúvida, vale a pena convidar o seu chefe para conhecer de perto uma agência digital. Boa parte das agências oferece consultorias com “tour” interativo, permitindo que os diretores e gestores conheçam o dia a dia de quem cria, produz e executa estratégias de marketing digital.