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Como calcular o ROI corretamente
ROI = Retorno sobre o investimento

ROI é uma métrica para calcular e avaliar os lucros alcançados com os investimentos. Confira o artigo e saiba mais.

Return on Investiment ou, no bom e velho português, Retorno sobre Investimento. Essa é a definição da sigla ROI, que aparece frequentemente nas reuniões corporativas e relatórios sobre finanças, vendas e marketing.

De forma resumida, o ROI é uma métrica para calcular e avaliar os lucros alcançados com uma determinada quantia de investimentos, além de apresentar a realidade dos resultados obtidos com estratégias aplicadas, sejam elas para captação de clientes, aumento da popularidade e autoridade no mercado, divulgação de novos produtos, entre outras ações essenciais ao crescimento da empresa.

Desvendando o cálculo

Embora não seja considerado uma equação complexa, o cálculo do ROI ainda confunde alguns administradores e profissionais do marketing. Na prática, trata-se de algo simples quando a fórmula é compreendida em todas as suas etapas.

Inicialmente é necessário ter os seguintes dados ao alcance: valor exato do investimento inicial e valor exato do ganho obtido. Na sequência, basta inserir tais informações na seguinte fórmula:

ROI= [(Ganho obtido – Investimento Inicial) / (Investimento inicial)] x 100

Por exemplo, se o ganho da empresa foi de R$ 7.000 e o seu investimento inicial foi de R$2.000, teremos os seguintes resultados:

[ (7.000 – 2.000/ 2.000) ] x 100 = 2,5

ROI= 250%

O ROI além da matemática

É importante ressaltar, contudo, que o ROI não depende exclusivamente desse cálculo para apresentar os resultados reais de retorno. É necessário contar com informações extras para obter uma interpretação precisa e íntegra do “cenário” de investimentos e lucros em uma determinada estratégia de marketing, publicidade ou promoção.

O tempo gasto pela equipe, as despesas extras, as características sócio-comportamentais do público-alvo e o impacto conquistado com a ação são apenas alguns dos fatores externos que influenciam os resultados do ROI e devem ser considerados para alcançar uma perspectiva realista dessa métrica.

E é nesse momento que as ferramentas de Data Analytics se apresentam como indispensáveis. Com softwares avançados de coleta de dados e automatização de estatísticas, o gestor consegue acompanhar a dinâmica dos fatores externos para apurar informações vitais durante a medição do retorno sobre investimento, tanto em campanhas online quanto off-lines. Inclusive, as principais “gigantes” do universo digital já disponibilizam ferramentas para calcular o ROI de anúncios e o famoso ROI social – como o Google Analytics e o Facebook Insights, respectivamente.

Pode-se citar ainda dados paralelos que devem ser utilizados de forma integrada ou isolada durante a aferição, de acordo com os objetivos da campanha, por exemplo: pixels de conversão, cliques em newsletters/e-mail marketing, número de leads e volume de tráfego.

E, enfim…

As considerações expostas acima fazem um “recorte” sobre a mensuração do ROI em um contexto digital. Entretanto, já existem ferramentas de Data Analytics que também contribuem para a apuração do retorno sobre o investimento em campanhas de marketing exclusivamente “ físicas” e/ou ações que intercalam canais físicos e digitais ao mesmo tempo.

Ou seja: a tecnologia tem sido o melhor ponto de partida para quaisquer análises de ROI, quando o objetivo é facilitar os cálculos e compreender a totalidade de fatores influentes nas táticas de crescimento da empresa. https://www.ecommercebrasil.com.br/eblog/2015/10/30/como-calcular-corretamente-o-roi/